Quando o “eu” se torna “nós”

Sempre fui independente. Talvez seja porque eu sou o primogênito de três filhos, ou talvez seja minha personalidade, mas fazer as coisas por conta própria é o meu padrão.

Toda a minha vida adulta é marcada pela independência. Mudei-me 12 horas de casa aos 18 anos, estabeleci uma vida na minha cidade, fiz amigos incríveis, servi minha igreja, completei bacharelado e mestrado, tive vários empregos, fiz estágios e treinamento de liderança, passei um tempo como missionário e viajou para a Índia, Inglaterra, Escócia, Alemanha, Marrocos, Espanha e 22 estados diferentes nos EUA. Comecei a escrever, fotografar, jogar vôlei, ler livros, sentar à beira de uma piscina no verão, tornei-me um amante de plantas e passei o tempo com quem eu quisesse quando quisesse.

Não foi perfeito, no entanto. Procurar um cônjuge não era uma prioridade para mim, mas havia dias, semanas e meses difíceis. Meu desejo de companhia às vezes pode ser esmagador. A solidão nem sempre estava distante de mim, embora eu adorasse a época em que estava. Eu desejava o casamento, mas não importa o quanto eu o quisesse, eu queria administrar meu tempo, usar meus dons e tomar minhas próprias decisões mais do que comprometer para um relacionamento medíocre. Minha oração foi por fidelidade em meu estado de solteiro e para usar minha independência para a glória de Deus e o bem da igreja.

Então, no ano passado, meu mundo inteiro virou de cabeça para baixo. Foi tumultuado para dizer o mínimo. Eu experimentei algumas das maiores dores de cabeça da minha vida e nenhuma parte da minha vida passou ilesa. Minha saúde, amizades, igreja, família e trabalho foram afetados por alguma provação, e foi brutal.

Bem no meio da parte mais difícil do ano, um homem que foi meu amigo muito platônico por alguns anos de repente se tornou alguém com quem eu me importava profundamente . Começamos um relacionamento em meados de outubro, ficamos noivos na véspera de Ano Novo e agora estamos a poucos dias do casamento.

Não tenho dúvidas ou perguntas de que este é o homem com quem devo me casar – ele está longe de ser medíocre e estou confiante de que nosso próximo casamento é bom e honra ao Senhor. Apesar disso, uma pergunta ainda paira em meu coração. Para caminhar com obediência nesta próxima temporada, percebo que devo abrir mão de algo de grande valor e importância para mim. Devo abrir mão da minha independência. Eu realmente quero desistir disso?

As maneiras como gasto meu tempo e onde dou minha atenção dependerão dos desejos dos outros. Já não consigo dizer “sim” a viagens espontâneas com amigos. Minhas finanças e pertences pertencerão a nós, não apenas a mim. Se estou emocionalmente exausto, não serei capaz de escapar para o meuespaço para processar. Jantar e compras não são apenas sobre o que eu quero, mas sobre o que fazemos. A maneira como nossa casa é organizada e decorada deve ser propícia à nossa vida, não apenas à minha. Embora eu sempre tenha buscado sabedoria para grandes escolhas de vida, as decisões que antes eram minhas para ter a palavra final agora são nossas para a escolha. Até minhas mensagens de texto para amigos são sobre o que “nós” estamos fazendo na noite de terça-feira e onde “nós” moramos e quem “nós” vamos convidar para almoçar. E em questão de dias meu corpo será pactuado com o dele e não será mais apenas meu.

Percebo que alguns de vocês que estão lendo isso podem não se sentir como eu se desejam se casar, se casar ou se contentar sem nunca se casar. Onde quer que seu coração esteja enquanto você lê isso, espero usar meu atual nervosismo e medo de abrir mão da independência para desviar seu olhar para cima. Eu oro tudo o que Deus está chamando você para abandonar por amor a Ele, quaisquer desejos que você mantenha firmemente, quaisquer desejos ou preferências que Ele lhe peça para mudar, você pode oferecê-los ao seu Pai confiável hoje.

Deus se preocupa com cada aspecto de nossas vidas, não importa quão insignificantes possam parecer.

Muitas vezes luto para acreditar que Deus realmente se importa comigo. Desejos continuamente não atendidos podem nos levar a clamar como o salmista “Senhor, por que você me rejeita? Por que você esconde seu rosto de mim?” (Salmo 88:14)

Deus realmente se importa com tudo. Ele é o Deus que criou a terra com detalhes intrincados, conhece cada centímetro dela e cuida de todo o mundo. Com as próprias palavras de Jesus, ouvimos a verdade:

“Não se vendem dois pardais por um centavo? No entanto, nenhum deles cai no chão sem o consentimento de seu Pai. Mas até os cabelos de sua cabeça foram contados. Portanto, não tenha medo; vales mais do que muitos pardais” (Mateus 10:29-31).

Os cabelos da nossa cabeça caem todos os dias, mas Deus conhece todos eles. Ele nos valoriza com tanto detalhe, cuidado e comprometimento.

Quando sinto um frio na barriga sabendo que tanto da minha independência está prestes a acabar, posso sentir a tentação de me perguntar se Deus se importa com meu amor por viajar, ser hospitaleiro, ter empregos que usam meus dons, criar um lar, e todo o resto.

Ele me vê e conhece até mesmo esse desejo aparentemente pequeno em meu coração. Deus já me mostra que se importa me dando um homem que ama coisas semelhantes às minhas, que quer me ver prosperar em meu trabalho e que também está abrindo mão da independência que amava. Minha vida não será a mesma de quando eu era solteiro, mas mesmo que passar de “eu” para “nós” signifique que “eu” nem sempre consigo o que quero, sei com certeza que Deus cuida de mim com um Ame. Ele pode nem sempre me dar o que eu quero, mas Ele sempre proverá exatamente o que eu preciso. Que presente gracioso!

Deus nos chama para obedecê-Lo, e Seu chamado sempre requer auto-abandono.

Somos chamados a obedecer a Jesus e seguir seus passos no caminho estreito. Se pertencemos a Deus, recebemos um novo coração, uma nova vida e novos desejos. Não nos apegamos à crença de que seguir a Cristo significa ganhar saúde, riqueza, prosperidade, casamento, filhos e tudo o mais que possamos desejar.

“Não foi assim que você aprendeu a Cristo! – supondo que você ouviu falar dele e foi ensinado nele, como a verdade está em Jesus, para se despojar de seu velho eu, que pertence ao seu antigo modo de vida e é corrompido por desejos enganosos, e ser renovados no espírito de suas mentes, e se revestir do novo homem, criado à semelhança de Deus em verdadeira justiça e santidade” (Efésios 4:20-24).

O que eu quero não é a coisa mais importante sobre mim. Em vez disso, o que Deus me chamou para fazer em obediência, o que Ele colocou diante de mim como meu caminho, isso é o mais importante. Como ainda não sou perfeito, posso confiar em Deus quando Ele colocou o casamento na minha frente e me pediu para abandonar minha independência. Ele recebe meu sacrifício como adoração. Nos dias em que mais luto para compartilhar a vida, devo lembrar que tudo o que abandonamos por causa de Jesus valerá a pena quando virmos seu rosto.

Deus orquestra sua vida com o propósito de trazer glória a Ele e amar os outros.

Em um telefonema com um mentor há vários anos, ouvi palavras que moldaram meu pensamento a partir de então. Ela disse: “Onde quer que você esteja agora na vida, é exatamente onde Deus o tem para trazer a Ele a maior glória. Até que Ele deseje que você Lhe traga glória em outro lugar, é aí que você estará. Ele o moverá quando desejar e você pode confiar nEle nisso.”

Nesta época da minha vida, Deus está me movendo para uma nova época para trazer glória a Ele. Minhas estações anteriores não foram menores e não estou alcançando um novo nível de santidade entrando no casamento. Estou simplesmente sendo movido para a próxima oportunidade de amar a Deus e amar os outros.

Por mais simples que seja, Deus está me movendo de “eu” para “nós” para que Ele possa receber glória. Ele recebeu glória na minha vida de solteiro, Ele receberá glória na minha vida de casado. Os propósitos de Deus são maiores que os meus, e posso confiar que Seu mandamento de amar é de extrema importância.

“Mestre, qual mandamento da lei é o maior?” Ele lhe disse: “Ame o Senhor, seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento. Este é o maior e mais importante comando. A segunda é assim: Ame o seu próximo como a si mesmo. Toda a Lei e os Profetas dependem desses dois mandamentos” (Mateus 22:36-40).

Estou confiante de que Deus está me dando o dom do casamento para Sua glória e para amar os outros. Abrir mão da minha independência para esse fim não será fácil e precisarei da graça de Deus diariamente. O que quer que Deus esteja te chamando para abandonar hoje não será fácil e você vai precisar da Sua graça, mas Ele te ama, se preocupa com você, te chama para obedecê-Lo, e quando você vir a Sua face no céu, você saberá com certeza tudo o que você perdido era realmente ganho.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog