HISTÓRIA

Por que Jesus falou em parábolas?


Por que Jesus falava em parábolas? A resposta padrão, em certo sentido, parece ser exatamente o oposto do que Jesus nos disse. A resposta típica a essa pergunta é que Jesus falou em parábolas para tornar seu ensino mais claro para sua audiência. Afinal, eles nos dizem, as parábolas são histórias terrenas com um significado celestial. A maioria das pessoas vê as parábolas como ilustrações de sermões destinadas a trazer clareza, mas isso é apenas meia verdade. De acordo com Jesus, as parábolas também tinham a intenção de esconder a verdade daqueles que não queriam acreditar.

Jesus foi um bom professor, é claro. Ele foi o melhor de todos os professores. Tão bom que ele usou as parábolas não apenas para esclarecer, mas também para ocultar. Em Mateus 13:10-16, Jesus nos diz exatamente por que ele falou em parábolas. Ele diz que foi dado a algumas pessoas conhecer os segredos do reino dos céus, mas não a todos. Em outras palavras, ele não revela a verdade de seu reino a todos. Embora todos possam ouvir, nem todos estão espiritualmente despertos para entender.

Para aqueles a quem foi dado entender, não apenas eles foram abençoados, mas também mais será dado a eles, e em abundância. No entanto, para aqueles a quem não foi dado, até o que eles pensam que têm será tirado. Pensando naqueles que não querem entender, Jesus então diz ao povo: “É por isso que eu lhes falo por parábolas, porque vendo eles não veem, e ouvindo eles não ouvem, nem entendem”.

Jesus não está se contradizendo aqui. Ele usa as palavras “ver” e “ouvir” em diferentes sentidos cada vez que as usa. Quando ele começa dizendo que eles verão e ouvirão, ele fala sobre ver e ouvir fisicamente. Ele está dizendo que seus olhos e ouvidos funcionam. Eles verão e ouvirão as obras e palavras do Senhor, mas não as compreenderão espiritualmente. Essa é a segunda maneira que ele usa “ver” e “ouvir”.

Ele então cita uma passagem de Isaías para mostrar-lhes que ele é o Messias prometido, e ele está cumprindo o que foi predito há muito tempo. Esta passagem em Isaías nos dá um pouco mais de compreensão sobre por que eles não entendem. É porque seus corações ficaram embotados. Eles estavam espiritualmente mortos.

Esta é a condição de cada um de nós em nosso estado natural. É assim que viemos ao mundo. Nossos olhos e ouvidos espirituais estão fechados, e reprimimos a verdade em injustiça quando a ouvimos. No entanto, tudo o que o Pai dá a Jesus virá a ele (João 6:37). Eles vão ouvir, entender e responder. Para aqueles de nós que ouvem, ele nos despertou de nosso sono espiritual. Estávamos espiritualmente mortos, mas ele nos deu uma nova vida.

Quando Jesus fala em parábolas, ele está dando mais luz àqueles que foram abençoados com entendimento espiritual, e está escondendo sua verdade daqueles que são incapazes de ouvir. Esta verdade é a razão pela qual Paulo diz que a mensagem do evangelho tem dois efeitos diferentes dependendo do estado espiritual do ouvinte. Em 2 Coríntios 2:15, Paulo diz: “Porque nós somos o aroma de Cristo para Deus entre os que estão sendo salvos e entre os que se perdem, para uns cheiro de morte para morte, para outros cheiro de vida para vida." Para aqueles que estão sendo salvos, o evangelho é vida, mas para aqueles que estão perecendo, é tolice e apenas os afunda na ruína.

Para aqueles a quem não foi dado, Jesus fala em parábolas para que não entendam. Sua cegueira espiritual é intencional. É obra deles, assim como o nosso era antes de ele nos dar uma nova visão, e ele não tem obrigação de fornecer-lhes novos olhos. Mas bem-aventurados os vossos olhos porque vêem, e os vossos ouvidos porque compreendem. A visão espiritual é um dom de Deus. Não temos motivos para nos vangloriar; apenas seja grato pela graça. Nunca se esqueça, o bom solo em que a semente cai só é bom porque o Espírito Santo assim o fez; por isso dá frutos.

Por que Jesus falava em parábolas? Isso depende de qual público você tem em mente. Para os eleitos, ele está lhes dando maior discernimento, mas para aqueles que ele não conhece de antemão, aqueles que fecharam os olhos, ele está obscurecendo sua verdade espiritual em histórias terrenas.

Nosso problema com o ensino de Jesus aqui não é que não entendemos o que ele está dizendo; nosso problema é que muitas vezes não gostamos do que ele está ensinando, então tentamos reinterpretá-lo de acordo com nossos gostos. No entanto, quando fazemos isso, subestimamos quão profunda era nossa escravidão à nossa natureza pecaminosa e perdemos a gloriosa verdade de que nossa chegada à fé é de fato uma ressurreição da morte espiritual. Antigamente éramos cegos, mas agora vemos. Se as parábolas falam de vida em nossa alma, a única resposta adequada é louvar a Deus por nossa salvação.

-D. Eaton

Então os discípulos se aproximaram e lhe perguntaram: “Por que você fala com eles por parábolas?” E ele lhes respondeu: “A vocês foi dado conhecer os segredos do reino dos céus, mas a eles não foi dado. Porque ao que tem, mais será dado, e terá em abundância, mas ao que não tem, até o que tem lhe será tirado. Por isso lhes falo por parábolas, porque vendo não vêem, e ouvindo não ouvem nem entendem. De fato, no caso deles, cumpre-se a profecia de Isaías que diz: “Deveras ouvirás, mas nunca entenderás, e deveras verás, mas nunca perceberás.” Porque o coração deste povo se embotou, e com os ouvidos mal podem ouvir, e fecharam os olhos, para que não vejam com os olhos e não ouçam com os ouvidos e entendam com o coração e se convertam, e eu os curaria.' Mas bem-aventurados os vossos olhos, porque vêem, e os vossos ouvidos, porque ouvem.

– Mateus 13:10-16


https://fightoffaithblog.com/2022/04/04/why-did-jesus-speak-in-parables/?utm_source=feedblitz&utm_medium=FeedBlitzEmail&utm_campaign=Once%20a%20day_2022-04-06_08%3A30&utm_content=5575


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog